Sonae subscreve manifesto de apoio ao pacto ecológico europeu

2020-09-17
Líderes empresariais, entre os quais Cláudia Azevedo, defendem um novo modelo de crescimento europeu, baseado na circularidade, nas energias renováveis e nas indústrias de baixo carbono.

A pandemia COVID-19, com o seu impacto na vida das pessoas, nos rendimentos, nas economias e nas sociedades, veio acelerar a necessidade de uma transformação para criar um futuro mais justo, sustentável e resiliente. Por isso, cerca de 30 presidentes executivos (CEOs) e representantes de multinacionais, entre os quais a presidente executiva da Sonae Cláudia Azevedo, promoveram um manifesto que defende que a Europa tem de aproveitar esta oportunidade para potenciar um novo modelo de crescimento, baseado na circularidade, nas energias renováveis e nas indústrias de baixo carbono.

Os subscritores manifestaram, assim, o seu apoio ao Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal) como parte da estratégia de crescimento para a Europa. A declaração conjunta resulta do Grupo de Ação de CEOs do Fórum Económico Mundial para o Pacto Ecológico Europeu e realça que é fundamental a cooperação entre governos, empresas e sociedade civil para a Europa se tornar na região mais sustentável, inovadora e inclusiva do mundo.

Os promotores da iniciativa acreditam que nenhum governo ou empresa pode levar a cabo esta monumental transformação de forma isolada e que a saída da atual crise não será possível fazendo "mais do mesmo”. Por isso, comprometem-se em desenvolver e participar em parcerias robustas que visam reduzir a pegada de carbono e adotar novos modelos de produção e de trabalho nas suas organizações, contribuindo para a descarbonização da economia europeia e para alcançar a neutralidade climática até 2050.

Cláudia Azevedo, presidente executiva da Sonae e membro deste grupo do Fórum Económico Mundial, realça que "a recuperação da pandemia é a oportunidade para a economia europeia se reinventar e avançar de forma decisiva na implementação de um modelo de crescimento sustentável, que respeite o ambiente, crie valor económico e social e proteja as gerações vindouras.”.

A subscrição da declaração conjunta enquadra-se na política de sustentabilidade da Sonae, que há mais de duas décadas integrou o Conselho Económico Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, e que tem no combate às alterações climáticas e na proteção da natureza e da biodiversidade dois dos seus eixos estratégicos.

No CEO Action Group para o Pacto Ecológico Europeu, que foi lançado no outono de 2019 em cooperação com o Fórum Económico Mundial e a Comissão Europeia, a Sonae prossegue a sua missão ao procurar mobilizar empresas europeias para assumirem os compromissos de redução de gases com efeito de estufa da União Europeia até 2030, a fim de impulsionar uma recuperação económica limpa e inclusiva.

Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia responsável pelo Pacto Ecológico Europeu, congratulou-se com a declaração deste grupo de CEOs: "O Green Deal é uma oportunidade única para transformar a nossa economia nesta geração. É crucial ter as empresas europeias a bordo, pois precisamos que todas as empresas contribuam para a neutralidade climática e ajudem a concretizar o Pacto Ecológico Europeu. Apoio muito os esforços do Grupo de Ação para implementar a agenda europeia do clima”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no seu discurso de ontem sobre o Estado da União Europeia, reafirmou o Pacto Ecológico Europeu como elemento central da estratégia de crescimento da Europa e dos esforços de recuperação da região. A presidente revelou que a União Europeia vai propor um aumento do objetivo de redução de emissões em 2030, de 40% para 55%, de forma a atingir o objetivo de neutralidade climática em 2050 e cumprir as suas metas do Acordo de Paris. Para tal, a Comissão Europeia vai rever toda a legislação europeia sobre clima e energia, de modo a atingir o novo objetivo.

Declaração conjunta dos CEOs disponível aqui
Comunicado do Fórum Económico Mundial sobre a iniciativa disponível aqui
Informação adicional sobre o CEO Action Group para o Pacto Ecológico Europeu disponível aqui

Presidentes executivos e responsáveis que subscrevem a declaração:
  • Michael Altendorf, Co-Founder e CEO, Adtelligence GmbH, Alemanha
  • François Riahi, CEO, Natixis, França
  • Yves Robert-Charrue, Membro da CE, Bank Julius Baer & Co. Ltd, Suíça
  • Michael Schernthaner, CEO, Schur Flexibles Group, Áustria
  • Veronica Scotti, Presidente, Public Sector Solutions, Swiss Re Management Ltd, Suíça
  • Marco Settembri, Executive Vice-President e CEO, EMEA, Nestlé, Suíça
  • Feike Sybesma, Chairman honorário, Royal DSM NV, Holanda
  • Jean-Pascal Tricoire, Chairman e CEO, Schneider Electric, França